terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Resenha: Magimakía - A busca por Merlin







Livro: Magimakía - A busca por Merlin
Autor: Rafael Lovato
Ano: 2015
Editora: Chiado Editora (Editora Parceira)

Edição: 1ª
Páginas: 250 (38 cap.)
Gênero: Fantasia









Oliver é um garoto normal de 15 anos que vive sua rotineira vida com seus problemas e dilemas comuns a qualquer adolescente. Após ser sequestrado por um goblin e seu troll de companhia, ele vai descobrir que, ao contrario do que todos pensam, o mundo mágico realmente existe, com todas as dimensões possíveis e os seres mais fantásticos.

Além disso ele vai conhecer o seu verdadeiro passado e que, além de ser um mago, é um descendente do poderoso e desaparecido mago Merlin. A partir daí ele vai empreender uma épica jornada em busca de Merlin, contando sempre com a ajuda de seus mais novos amigos, as bruxas Violet e Avery, o mago Benjamin e o goblin Ruarc, para decifrar todas as pistas e mistérios que surgirem. Dessa maneira, tentando obter esperanças e forças para conseguir sobreviver à Magimakía, a grande batalha de magos e bruxas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nem preciso dizer que achei o livro sensacional, só pelo fato de ele pertencer à Literatura Fantástica já faz com que eu goste dele. Realmente me surpreendi com ele, o autor constrói uma trama com personagens e problematização tão originais que prendem o leitor a estória. E além de tudo é uma obra brasileira, ainda bem!

Os persongens da obra são muito cativantes e interessantes. Temos as bruxas Avery e Violet Davies com sua ousadia, sempre fazendo graça e esbanjando atitude e bruxarias. O protagonista, Oliver Drake, não é um heroizinho perfeito e cheio de habilidades, mas um jovem que te uma vida difícil e que tem que conquistar suas vitórias com muito esforço e empenho. Ele é bem engraçado, sarcástico, habilidoso ao seu modo e um pouquinho medroso (magia e bruxas o assustavam bastante no início). O vilão da estória, Riley Drogo, foi, em uma análise estética e na minha opinião, um dos melhores personagens, com uma personalidade e funções bem originais e bem construídos, muito parecido com o Voldemort de Harry Potter.

O modo como Rafael escreve e narra a estória é muito legal, com uma fluência incrível e muito fácil de ler. Ele vai contando os fatos sob dois pontos de vista diferentes: a partir de narrações curiosas e engraçadas de goblins; e a partir do POV (Point of View) do jovem Oliver. Além disso, nas partes do Oliver, o autor acrescenta os pensamentos do progonista, o que deixa a estória com um ar bem adolescente e engraçado. Achei o estilo do autor bem perecido com o de Rick Riordan nas séries Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo.

O clímax do livro foi muito legal, cheio de ação, aventura, emoção, mistério e magia. Com batalhas e acontecimentos super cativantes. E aquele final, meu Deus!, foi maravilhoso! Espetacular! Foi bem surpreendente e me deixou muito curioso para ler o próximo livro da série. É claro, não tão curioso e ansioso como estou pelo oitavo livro de "Harry Potter", mas é quase a mesma apreensão.


Durante a estória fiquei muito feliz e satisfeito porque o autor cita e faz referência diversas vezes à série Harry Potter e à Hogwarts. No livro, Rafael diz que Oliver é super fã dessa saga, mas o que deu pra perceber foi que ele  próprio curte J. K. Rowling e Harry Potter. Assim como eu, é claro!

O modo como a obra é narrada é bem curioso e original, pois nela o autor é incumbido por um goblin de traduzir para os leitores os misteriosos e fabulosos livros de Magimakía que contam a estória presente no livro. E além disso, em algumas partes o autor pára a narrativa para conversar com o leitor e falar sobre algo do enredo.

E por fim, posso dizer que a obra é mega recomendável. Todos os jovens fãs de fantasia e aventura deveriam lê-la. É muito boa! Ficamos na expectativa, ansiedade e tentando conter a voracidade pelo próximo volume dessa promissora série. 


Nível de Recomendação: 9;
Capa:8 ;
Trama: 9,5;
Enredo: 8,5;
Desfecho: 10. 

2 comentários:

  1. Rafael Lovato escreveu: Muito bacana a resenha! Fico super contente que você gostou da história. Agora é aguardar por "Magimakía - O legado de Morgana". Abração

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que orgulho, o próprio Rafael Lovato leu e comentou a minha resenha. Fiquei super motivado agora. Realmente gostei do livro. Aguardo ansiosamente por esse novo livro.
    Abraços, Jean.

    ResponderExcluir