sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Escondendo Edith

Leitura Atual   Livro: Escondendo Edith - Uma história real
   Autora: Kathy Kacer
   Ano: 2006
   Editora: Melhoramentos
   Edição: 1ª (2010)

   Páginas: 152  
   Gênero: Biografia romanceada

    Edith Schwalb é uma menina judia que vive tranquilamente com a a sua família em Viena, Na Áustria. Mas, com o início da Segunda Guerra Mundial e a perseguição nazista aos judeus, eles tem de fugir e se refugiar em lugares tão improváveis e hostis.
    Durante as fugas a família de Edith tem que se separar e seguir caminhos diferentes ante as dificuldades da vida. Além disso, essa pequena guerreira vai precisar enfrentar muitos perigos em sua jornada, como nazistas cruéis, a fome, a tristeza e a saudade. Entretanto, muitos serão os amigos que a ajudarão, como Bouli, Shatta, Sarah e a escola de Moissac. Onde Edith vai ter de provar sua coragem  e bravura para conseguir atravessar as provações que lhe são impostas.
A Escola de Moissac

    O livro é razoavelmente bom. Retrata bem as situações e dificuldades da estória, os dramas e sentimentos vividos por uma criança em meio a um cenário tão sangrento quanto a Segunda Guerra Mundial. Mas, mesmo assim, ao meu ver é um pouquinho chato. Depende do gosto de cada um.
    Meu trecho preferido é este:
    "...Logo, não conseguia mais respirar. Seu coração batia forte que parecia mais alto que o som dos aviões. Com certeza a próxima bomba atingiria o prédio onde estavam.
     'É assim que tudo acabará?', pensou Edith. 'Não!', pensou, resoluta, como se gritasse. 'Não pode ser! Não vou morrer assim! Não vou!..." (pg. 121)

    Nível de Recomendação: 7;
     Capa: 3;
     Trama: 6;
     Enredo: 7; 

     Desfecho: 8. 

2 comentários:

  1. Oi Jean!
    Desse tema eu li O Diário de Anne Frank e O Menino do Pijama Listrado, gostei muito dos dois.
    Esse livro eu não conhecia, mas pelo jeito é um pouco chato, mesmo assim talvez eu leia, porque gosto muito desse tema.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica =D

    Abs

    http://citacoesdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Francine!
    Muito obrigado. Também já li O Menino do Pijama Listrado, é incrível. Gosto muito deste tema também. Escondendo Edith é um pouquinho monótono, mas você vai gostar.
    Abraços, Jean.

    ResponderExcluir