quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O Hobbit

Leitura Atual   Livro: O Hobbit
   Autor: J. R. R. Tolkien
   Ano: 1937
   Editora: Martins Fontes
   Edição: 7ª (2013)

   Páginas: 315 (19 cap.)  
   Gênero: Fantasia

    "Numa toca no chão vivia um hobbit...". Assim começa o livro, uma das maiores e melhores obras de Tolkien. Inicia de um modo tão cativante e atraente, chamando o leitor à estória. Bem, tudo começa quando o Sr. Bilbo Bolseiro, um hobbit que vive na Colina, localiazada bem ao oeste na Terra-Média, recebe a visista do mago Gandalf e de um grupo de anões barbados, e seu lider Thorin Ecsudo de Carvalho, o herdeiro de Erebor, a Montanha Solitária.
    A apartir daí ele embarca em uma épica e fantástica aventura em direção ao leste, com o objetivo de resgatar o grande tesouro na Montanha Solitária. Este que está sob o domínio de Smaug, um grande e poderoso dragão do norte. Nesta jornada eles enfrentarão muitos desafios, como cruzar as Montanhas Sombrias infestadas de orcs, atravessar a misteriosa Floresta das Trevas e fugir de criaturas aterrorizantes.
    Onde o esperto e corajoso Bilbo terá de usar toda a sua astúcia e bravura para vencer os desafios e ainda salvar seus amigos dos perigos.

    Gostei muuuuuuuuuito do livro. Um dos melhores que já li. Possui uma linguagem muito simples e atraente. Com um universo amplo, bem caracterizado e rico em uma fantasia maravilhosa. É nesta obra que Tolkien nos apresenta seu fantástico mundo, palco de suas melhores criações. Uma estória incrível!

    Meu trecho preferido é este:
    "...— Flecha! — disse o arqueiro. — Flecha negra! Deixei-a por último. Você nunca me decepcionou e eu sempre a recuperei. Ganhei-a de
meu pai, e ele, de um passado remoto. Se é verdade que vem das forjas do verdadeiro Rei sob a Montanha, vá agora, e bom trabalho!                                                                  
     O dragão arremeteu mais uma vez, mais baixo do que   
nunca e, no momento em que se voltava para o mergulho, sua barriga brilhou,
branca, as chamas das gemas faiscando no luar — exceto em um ponto. O grande arco zuniu. A flecha negra voou da corda..." (pg. 243)
     Nesta obra tenho três capítulos preferidos: V - Adivinhas no escuro; VIII - Moscas e aranha; e XVII - Explode a tempestade.
     Níve de Recomendação: 10;
     Capa: 10;
     Trama: 10;
     Enredo: 10;
     Desfecho: 8,5. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário