segunda-feira, 4 de maio de 2015

O Alienista

Leitura Atual    Livro: O Alienista
    Autor: Machado de Assis
    Ano: 1882
    Editora: L&PM
    Edição: - (2009)
    Páginas: 48 (13 cap.)
    Gênero: Contos

    Tudo começa quando o médico psiquiatra do século XIX, Simão Bacamarte, resolve estudar a loucura e a insanidade das pessoas da cidade de Itaguaí. Depois de muito estudo, o alienista, médico que trata de loucos, formula uma teoria mirabolante e funda a Casa Verde, um instituto para cuidar e curar a demência.
    Porém, o médico começa a internar qualquer pessoa que demonstre falhas e deficiências, sejam elas de caráter, psíquicos ou morais. Então, em pouco tempo a maioria população se encontra internada na Casa Verde, sem que haja um motivo real.
    Indignada com a situação, o restante da população começa a organizar revoltas e revoluções para destruir o sanatório, libertar as pessoas inocentes e prender o médico louco. Diante da situação, Simão vai ter de usar toda a sua astúcia e ciência para se safar dos crimes, mesmo que leles foram cometidos inocentemente.
    Achei o livro razoavelmente bom. Apesar de ter uma trama e um enredo chato, a crítica à sociedade e suas deficiências políticas e sociais tornam a obra atraente.

    Nível de Recomendação: 5;
    Capa: 2;
    Trama: 2;
    Enredo: 5;
    Desfecho:6;

2 comentários:

  1. Adoro Machado de Assis!
    Pretendo ler mais obras de Machado ainda esse ano.
    :D

    ResponderExcluir
  2. O Alienista é uma leitura recomendável. è bom ver que nem todos os clássicos são chatos. :)

    ResponderExcluir