terça-feira, 14 de abril de 2015

O Morro dos Ventos Uivantes

      Livro: O Morro dos Ventos                  Uivantes
    Autora: Emily Brontë
    Ano: 1847
    Editora: Scipione
    Edição: 7ª
    Páginas: 112 (34 cap.)
    Gênero: Romance

    Em sua primeira e última obra de toda a sua vida, Emily nos narra o trágico e emocionante romance vivido, ou não, pelos jovens moradores do Morro dos Ventos Uivantes. Além disso, nos conta também a infeliz e cruel história da família dos Earnshaw e dos Linton.
    Bem, tudo começa quando o Sr. Earnshaw resgata da miséria um menino chamado Heathcliff, que rapidamente se torna amigo e inseparável de Catherine, a linda e indomável filha do patrão, e ao mesmo tempo inimigo do irmão de Cathy, Hindley, o injustiçado e esnobe, que depois de tantas brigas é mandado para longe da família.
    Com o passar do tempo, Catherine se torna uma pessoa refinada e altiva, enquanto Heathcliff continua a mesma pessoa rude e terrível. É nessa parte da história que surge um jovem rico e da alta sociedade, chamado Edgar Lonton. Visando um futuro promissor e para manter a linhagem pura, Cathy abandona seu rústico amado e vai morar na Granja dos Tordos, com seu marido Edgar.
                                              
    Desiludido e resignado com a garota, Heathcliff foge e volta somente quando, pouco tempo depois, Catherine morre Prematuramente. Mas deixa uma filha que a partir de então irá fazer parte dos pérfidos e terríveis planos do Sr. Heathcliff, que terá como objetivo se apossar e destruir todos os Earnshaw e os Linton, para então encontrar a felicidade nos imortais olhos de sua amada.
     Narrada pela governanta e amiga das da família, Chamada Ellen dean, a história se passa nos séculos XVII e XVIII. quando um estranho homem retorna àquelas terras e descobre as fascinantes e trágicas histórias de amor.
    Gostei muito do livro. Achei-o bem legal e muito cativante. A obra é repleta de mistério, emoção, tragicidade e romance.

    Nível de Recomendação: 8;
    Capa: 2,5;
    Enredo: 7,2;
    Trama: 8;
    Desfecho: 9,5;

2 comentários:

  1. Legal! Lerei em breve este livro, que faz parte da literatura clássica inglesa. Parece ser uma obra incrível.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é muito legal. É um romance trágico e ao mesmo tempo cativante e atraente, com um desfecho bem legal.

    ResponderExcluir