quinta-feira, 12 de março de 2015

Divergente


Leitura Atual    Divergente é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome escrita pela autora norte-americana Veronica Roth. Lançado originalmente em 2011 nos Estados Unidos, chegou ao Brasil no ano seguinte pela editora Rocco Jovens Leitores. Pertencente ao gênero distópico da literatura, já possui muito sucesso em seu país de origem, alcançando o primeiro lugar dos mais vendidos do New York Times.

    Neste primeiro volume Roth nos apresenta o interessante e sistemático mundo das cinco facções futurísticas de uma Chicago furística. Neste lugar todo jovem, aos 16 anos deve fazer testes para escolher se quer passar o resto da vida na Abnegação, Amizade, Franqueza, Erudição ou Audácia. Neste cenário desconcertante a protagonista Beatrice Prior, ou Tris, como ela passa a se chamar, deverá fazer muitas escolhas que mudarão sua vida para sempre. Uma delas é durante a cerimonia da Escolha, quando ela precisa escolher entre ficar com a sua família ou ser quem ela realmente é.
    Mas então Tris uma escolha que surpreende a todos. A partir disso ela tem que sobreviver ao processo de Iniciação, para então mostrar sua capacidade. Mas de repente ela descobre que possui um dom muito raro que ameaça à todos, inclusive ela.
    Então, a todo momento ela passa por muitas dificuldades, nas quais ela necessita, como sempre, fazer muitas escolhas. No final Tris descobre um segredo terrível que pode destruir e transformar tudo o que ela conhece e gosta.
    Gostei muito do livro. Achei-o muito interessante e cativante. A autora foi muito competente ao escrever a obra, atingindo sucesso imediato nesta sua distopia de estréia. Estou muito ansioso para ler o próximo da trilogia, que se chama Convergente, e em breve teremos resenha dele.

     Nível de Recomendaão: 9;
     Capa: 9,5;
     Enredo; 8,5;
     Trama; 9,5;
     Desfecho: 8,7;

Nenhum comentário:

Postar um comentário